1) Uma possível explicação sobre a formação de petróleo nessa região
é de que provavelmente ocorreu uma concentração de seres em decomposição
que sob forte pressão, elevada temperatura e a compactação com sedimentos deram
origem ao combustível fóssil mencionado.
2) a) O efeito estufa como um fenômeno natural decorre da existência de
gases presentes na atmosfera, tais como dióxido de carbono e água que são
liberados por reações químicas naturais a exemplo da respiração e da
decomposição, que ao se concentrarem em torno do nosso planeta apresentam um
aspecto positivo que é o de reter parte dos raios solares que chegam aqui, mantendo
uma temperatura média de 150C.
b) gás metano, óxidos de enxofre e nitrogênio.
c) Podemos citar dois fatores evolutivos: urbanização e a revolução
industrial. Esses fatores estão relacionados ao aumento do aquecimento global
uma vez que a urbanização levou ao desmatamento de grandes áreas e com isso as árvores
que captam dióxido de carbono para realizarem a fotossíntese ao deixarem de capturá-lo,
eles passaram a estar em maior concentração no ar; como também, a maioria
das indústrias necessita da queima de um
combustível, que geralmente é fóssil e ao queimarem liberam vários tipos de
gases de efeito estufa que não são aproveitados pelo ambiente e acabam se
concentrando no ar.
3) a) Os combustíveis
fósseis são produtos decorrentes da lenta decomposição da matéria orgânica sob
forte temperatura e pressão, associados a sedimentos de rochas e outros, a
exemplo do petróleo, gás natural e carvão mineral.
b) A principio, não seria
liberado dióxido de carbono adicional, pois as arvores podem ser replantadas e
estas captariam o dióxido de carbono que está sendo liberado pela queima por
meio da fotossíntese.
4) Essas chuvas são
ligeiramente ácidas, pois decorrem da existência de gases
presentes na atmosfera, tal como dióxido de carbono que é liberado por reações químicas
naturais a exemplo da respiração e da decomposição, que ao se encontrar com água
na formação de nuvens irá reagir formando a chuva acida. Entretanto, aqui em
Salvador o aumento da queima de combustíveis fósseis pelos automóveis e a
decomposição do lixo orgânico vem aumentando o acumulo de gases poluentes e
consequentemente intensificando a acidez da chuva em um pH abaixo de 5.
5) É contraditório, pois o próprio governo
reduziu o IPI das montadoras e isso acarreta redução no preço final dos
automóveis, aumentando assim a compra dos mesmos. Os automóveis são flex, mas a
preferência do consumidor é por abastecer com gasolina, que é um combustível fóssil
e a queima desse é a principal responsável pelos problemas ambientais atuais.
6) Uma reação química de combustão é a
relação entre um combustível e um comburente. Esse combustível, sendo a
gasolina derivada do petróleo, portanto hidrocarboneto, ao reagir com o
comburente, o gás oxigênio, pode resultar em dióxido de carbono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário