30 de setembro de 2015

Atividade xerografada - possíveis respostas

1) Uma possível explicação sobre a formação de petróleo nessa região  é de que provavelmente ocorreu uma concentração de seres em decomposição que sob forte pressão, elevada temperatura e a compactação com sedimentos deram origem  ao combustível fóssil mencionado. 

2) a) O efeito estufa como um fenômeno natural decorre da existência de gases presentes na atmosfera, tais como dióxido de carbono e água que são liberados por reações químicas naturais a exemplo da respiração e da decomposição, que ao se concentrarem em torno do nosso planeta apresentam um aspecto positivo que é o de reter parte dos raios solares que chegam aqui, mantendo uma temperatura média de 150C.

b) gás metano, óxidos de enxofre e nitrogênio.

c) Podemos citar dois fatores evolutivos: urbanização e a revolução industrial. Esses fatores estão relacionados ao aumento do aquecimento global uma vez que a urbanização levou ao desmatamento de grandes áreas e com isso as árvores que captam dióxido de carbono para realizarem a fotossíntese ao deixarem de capturá-lo, eles passaram a estar em maior concentração no ar; como também, a maioria das  indústrias necessita da queima de um combustível, que geralmente é fóssil e ao queimarem liberam vários tipos de gases de efeito estufa que não são aproveitados pelo ambiente e acabam se concentrando no ar.       

3) a) Os combustíveis fósseis são produtos decorrentes da lenta decomposição da matéria orgânica sob forte temperatura e pressão, associados a sedimentos de rochas e outros, a exemplo do petróleo, gás natural e carvão mineral.

b) A principio, não seria liberado dióxido de carbono adicional, pois as arvores podem ser replantadas e estas captariam o dióxido de carbono que está sendo liberado pela queima por meio da fotossíntese.

4) Essas chuvas são ligeiramente ácidas, pois decorrem da existência de gases presentes na atmosfera, tal como dióxido de carbono que é liberado por reações químicas naturais a exemplo da respiração e da decomposição, que ao se encontrar com água na formação de nuvens irá reagir formando a chuva acida. Entretanto, aqui em Salvador o aumento da queima de combustíveis fósseis pelos automóveis e a decomposição do lixo orgânico vem aumentando o acumulo de gases poluentes e consequentemente intensificando a acidez da chuva em um pH abaixo de 5.

5) É contraditório, pois o próprio governo reduziu o IPI das montadoras e isso acarreta redução no preço final dos automóveis, aumentando assim a compra dos mesmos. Os automóveis são flex, mas a preferência do consumidor é por abastecer com gasolina, que é um combustível fóssil e a queima desse é a principal responsável pelos problemas ambientais atuais.   

6) Uma reação química de combustão é a relação entre um combustível e um comburente. Esse combustível, sendo a gasolina derivada do petróleo, portanto hidrocarboneto, ao reagir com o comburente, o gás oxigênio, pode resultar em dióxido de carbono.

Nenhum comentário: