4 de fevereiro de 2015

Como estudar os conteúdos de Ciências para o 8º ano?


DEZ MOTIVOS PARA ESTUDAR CIÊNCIAS.
1- Ensina a pensar
Por que algo é de um jeito e não de outro? Como isso funciona? Para que serve? Essas são algumas das perguntas que as crianças fazem com alguma frequência. O estudo de Ciências mostra que há sempre inúmeras explicações por trás de tudo o que acontece e estimula, portanto, a reflexão e a formulação de hipóteses.
2- Ajudam a compreender o mundo
O conhecimento científico está presente dos óculos que você usa à caneta em sua mão. É, portanto, um tipo de conhecimento que ajuda a compreender o mundo e suas transformações - o que não deve ser visto como algo distante, fora da realidade. Ao contrário: o cientista é um observador das coisas simples, desde o movimento das nuvens até o funcionamento de uma rede de computadores.
3- Desenvolve o raciocínio
É importante que o seu filho aprenda a pensar cientificamente. Ou seja, a formular hipóteses e desenvolver um raciocínio. As aulas de Ciências proporcionam isso: tentando entender o mundo e a natureza, o estudante passa a pensar de maneira cada vez mais lógica.
4- Explica os fenômenos da natureza
Estudando Ciências, o seu filho vai finalmente entender por que a natureza é do jeito que é - e vai ter respostas para todos aqueles "porquês" que costumam deixar os pais em algumas saias justas.
5- Conscientizam sobre a importância da preservação
É por meio do estudo de Ciências que o seu filho vai entender como funciona o nosso planeta, de que tudo o que é vivo está interligado, conectado de alguma maneira. E, consequentemente, vai entender por que é necessário preservar a natureza, reciclando o lixo, poupando água e não poluindo o ar. 
6- Torna a vida mais interessante Um simples passeio no parque pode se tornar mais interessante quando conhecemos os princípios da ciência. Seu filho vai poder observar in loco tudo o que aprendeu sobre as plantas na escola e terá a chance de ver de perto as formas, as texturas, cores das flores e das árvores.
7- Estimula a criatividade
Quando seu filho é estimulado a questionar as leis da natureza e a fazer experiências para testá-las, ele fica mais criativo e questionador. Por meio da pesquisa e da realização de experiências, ele vai perceber que as hipóteses que formula podem ou não ter fundamento científico.
8- Aproximam pais e filhos
Vamos fazer juntos? Poucas brincadeiras são tão divertidas quanto fazer experimentos científicos e comprovar as leis da natureza. Em casa, aproveite para fazer experiências relacionadas ao conteúdo que o seu filho está aprendendo na escola se preciso, peça sugestões aos professores. A diversão é garantida!
9- Mostram as mudanças por que passamos
 Luz elétrica, geladeira, televisão e computadores são produções cientificas que surgiram e foram sendo aperfeiçoadas durante o tempo. Todas essas mudanças só aconteceram por causa do desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Além de compreender melhor o mundo em que vivemos, o seu filho vai adquirir também noções de História. Dupla lição!
10- É divertido
Além de importante para o futuro do seu filho, Ciências é a disciplina escolar que mais tem potencial para ser divertida. Quem nunca passou uma tarde feliz em meio a tubos de ensaio e experiências para comprovar as leis da natureza? Refletir um arco-íris num papel branco, amassar uma garrafa sem colocar as mãos, fazer um telefone sem fio... Ótimas brincadeiras para fazer em grupo! E o melhor: seu filho ainda sai com lições de Ciências na cabeça.

Como estudar ciências?

Em casa
1) Procure criar uma rotina de estudo. Reserve pelo menos uma hora do seu dia para o estudo.
2) Faça da sua agenda sua aliada. Ela contribuirá para sua organização. Sua utilização diária é a garantia dos seus compromissos realizados. Fique atento(a) a seus registros.
3) Leia sempre suas atividades do livro, caderno, inclusive os relatórios das aulas práticas e impressos com bastante atenção; caso não compreenda algum enunciado, utilize o dicionário para auxiliá-lo(a) na resolução de suas tarefas.
4) Reveja as atividades trabalhadas em sala, registre as dificuldades, releia suas anotações para esclarecer com o professor sempre na próxima aula.
5) Faça diagramas ou desenhos de tudo que estiver estudando, seja uma molécula, uma reação química, um órgão, uma célula ou um ecossistema. Desenhe com muitos detalhes e cores para tornar a tarefa mais divertida. Adicione notas. Ponha seu desenho de lado e tente refazê-lo (incluindo as notas), dessa vez apenas de sua memória.
6) Seja curioso(a), os assuntos desenvolvidos em sala de aula estão ao seu redor, na mídia, pergunte, traga sugestões para a aula. Assim você enriquecerá sua aula cada vez mais.

Em sala de aula
1) Busque não esquecer seu material didático tanto nas aulas teóricas, quanto naquelas que ocorrem no laboratório para não prejudicar o andamento dos seus estudos.
2) Permaneça sempre atento(a) para melhor acompanhar as aulas. 
3) Anote as ideias principais do decorrer da aula.
4) Não deixe de cumprir suas atividades diárias. Não acumule conteúdos.
5) Quanto aos textos do livro, sublinhe os parágrafos que você considera pertinente relembrar em casa.
6) Lembre sempre que o professor está à disposição para auxiliá-lo(a) nessa organização, para sugerir e tirar suas dúvidas. Portanto, manter um diálogo constante com o professor é essencial nesta caminhada. (silviameire@hotmail.com)
7) Sempre estude os conteúdos contidos no blog. (silviameire.blogspot.com)
8) Sempre acesse o site (www.portalfuturum.com.br)  para ver as aulas e as atividades propostas para sua turma.
9) Sempre que possível leia alguns dos exemplares presentes na biblioteca da escola:
·         Revistas: Scientific American, Ciência Hoje, Ciência Hoje das Crianças, Brasil Sustentável, National Geographic, dentre outras.
·         Jornais: A tarde, Folha de São Paulo.
·         Livros dos mais diversos autores.  

Fonte: Disponível emhttp://www.google.com/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0CAYQjB0&url=http%3A%2F%2Feducarparacrescer.abril.com.br%2Faprendizagem%2F11-motivos-estudar-ciencias-641229.shtml&ei=_grSVJSCLsangwSQ_IKgBA&bvm=bv.85076809,d.cWc&psig=AFQjCNE-KdWo2GbxUB-V7h7PLRbooCHTdQ&ust=1423137917381579

Com carinho,

Silviameire F. A. da Silva

Nenhum comentário: