DEZ MOTIVOS
PARA ESTUDAR CIÊNCIAS.
1- Ensina a pensar
Por que
algo é de um jeito e não de outro? Como isso funciona? Para que serve? Essas
são algumas das perguntas que as crianças fazem com alguma frequência. O estudo
de Ciências mostra que há sempre inúmeras explicações por trás de tudo o que
acontece e estimula, portanto, a reflexão e a formulação de hipóteses.
2- Ajudam a compreender o mundo
O
conhecimento científico está presente dos óculos que você usa à caneta em sua
mão. É, portanto, um tipo de conhecimento que ajuda a compreender o mundo e
suas transformações - o que não deve ser visto como algo distante, fora da
realidade. Ao contrário: o cientista é um observador das coisas simples, desde
o movimento das nuvens até o funcionamento de uma rede de computadores.
3- Desenvolve o raciocínio
É
importante que o seu filho aprenda a pensar cientificamente. Ou seja, a formular
hipóteses e desenvolver um raciocínio. As aulas de Ciências proporcionam isso:
tentando entender o mundo e a natureza, o estudante passa a pensar de maneira
cada vez mais lógica.
4- Explica os fenômenos da natureza
Estudando
Ciências, o seu filho vai finalmente entender por que a natureza é do jeito que
é - e vai ter respostas para todos aqueles "porquês" que costumam
deixar os pais em algumas saias justas.
5- Conscientizam sobre a importância da
preservação
É por meio
do estudo de Ciências que o seu filho vai entender como funciona o nosso
planeta, de que tudo o que é vivo está interligado, conectado de alguma
maneira. E, consequentemente, vai entender por que é necessário preservar a
natureza, reciclando o lixo, poupando água e não poluindo o ar.
6- Torna a vida mais interessante Um simples
passeio no parque pode se tornar mais interessante quando conhecemos os
princípios da ciência. Seu filho vai poder observar in loco tudo o que aprendeu
sobre as plantas na escola e terá a chance de ver de perto as formas, as
texturas, cores das flores e das árvores.
7- Estimula a criatividade
Quando seu
filho é estimulado a questionar as leis da natureza e a fazer experiências para
testá-las, ele fica mais criativo e questionador. Por meio da pesquisa e da
realização de experiências, ele vai perceber que as hipóteses que formula podem
ou não ter fundamento científico.
8- Aproximam pais e filhos
Vamos
fazer juntos? Poucas brincadeiras são tão divertidas quanto fazer experimentos
científicos e comprovar as leis da natureza. Em casa, aproveite para fazer
experiências relacionadas ao conteúdo que o seu filho está aprendendo na escola
se preciso, peça sugestões aos professores. A diversão é garantida!
9- Mostram as mudanças por que passamos
Luz elétrica, geladeira, televisão e
computadores são produções cientificas que surgiram e foram sendo aperfeiçoadas
durante o tempo. Todas essas mudanças só aconteceram por causa do
desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Além de compreender melhor o mundo
em que vivemos, o seu filho vai adquirir também noções de História. Dupla
lição!
10- É divertido
Além de
importante para o futuro do seu filho, Ciências é a disciplina escolar que mais
tem potencial para ser divertida. Quem nunca passou uma tarde feliz em meio a
tubos de ensaio e experiências para comprovar as leis da natureza? Refletir um
arco-íris num papel branco, amassar uma garrafa sem colocar as mãos, fazer um
telefone sem fio... Ótimas brincadeiras para fazer em grupo! E o melhor: seu
filho ainda sai com lições de Ciências na cabeça.
Como estudar ciências?
Em casa
1) Procure
criar uma rotina de estudo. Reserve pelo menos uma hora do seu dia para o
estudo.
2) Faça da
sua agenda sua aliada. Ela contribuirá para sua organização. Sua utilização
diária é a garantia dos seus compromissos realizados. Fique atento(a) a seus
registros.
3) Leia sempre suas atividades do livro, caderno, inclusive os relatórios
das aulas práticas e impressos com bastante atenção; caso não compreenda algum
enunciado, utilize o dicionário para auxiliá-lo(a) na resolução de suas
tarefas.
4) Reveja
as atividades trabalhadas em sala, registre as dificuldades, releia suas
anotações para esclarecer com o professor sempre na próxima aula.
5) Faça diagramas ou desenhos de tudo que estiver estudando, seja uma
molécula, uma reação química, um órgão, uma célula ou um ecossistema. Desenhe
com muitos detalhes e cores para tornar a tarefa mais divertida. Adicione
notas. Ponha seu desenho de lado e tente refazê-lo (incluindo as notas), dessa
vez apenas de sua memória.
6) Seja
curioso(a), os assuntos desenvolvidos em sala de aula estão ao seu redor, na
mídia, pergunte, traga sugestões para a aula. Assim você enriquecerá sua aula
cada vez mais.
Em sala de aula
1) Busque
não esquecer seu material didático tanto nas aulas teóricas, quanto naquelas
que ocorrem no laboratório para não prejudicar o andamento dos seus estudos.
2)
Permaneça sempre atento(a) para melhor acompanhar as aulas.
3) Anote as ideias principais do decorrer da aula.
4) Não
deixe de cumprir suas atividades diárias. Não acumule conteúdos.
5) Quanto
aos textos do livro, sublinhe os parágrafos que você considera pertinente
relembrar em casa.
6) Lembre
sempre que o professor está à disposição para auxiliá-lo(a) nessa organização,
para sugerir e tirar suas dúvidas. Portanto, manter um diálogo constante com o
professor é essencial nesta caminhada. (silviameire@hotmail.com)
7) Sempre
estude os conteúdos contidos no blog. (silviameire.blogspot.com)
8) Sempre
acesse o site (www.portalfuturum.com.br) para ver as aulas e as atividades propostas
para sua turma.
9) Sempre
que possível leia alguns dos exemplares presentes na biblioteca da escola:
·
Revistas: Scientific American, Ciência Hoje,
Ciência Hoje das Crianças, Brasil Sustentável, National Geographic, dentre
outras.
·
Jornais: A tarde, Folha de São Paulo.
·
Livros dos mais diversos autores.
Fonte: Disponível emhttp://www.google.com/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0CAYQjB0&url=http%3A%2F%2Feducarparacrescer.abril.com.br%2Faprendizagem%2F11-motivos-estudar-ciencias-641229.shtml&ei=_grSVJSCLsangwSQ_IKgBA&bvm=bv.85076809,d.cWc&psig=AFQjCNE-KdWo2GbxUB-V7h7PLRbooCHTdQ&ust=1423137917381579
Com
carinho,
Silviameire
F. A. da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário