30 de maio de 2013

Comecemos primeiro pela energia... O que é energia?


Mas o que é Trabalho? É uma grandeza física que usamos para medir a energia... Redundante não? 

É muito difícil definir energia... Muitos dizem que nenhum físico soube defini-la com exatidão: Richard Feynman, um dos maiores físicos contemporâneos e ganhador do Prêmio Nobel de 1965, afirmava que os físicos não sabem o que é a energia.


De qualquer forma, embora seja difícil definir energia, saber o que ela é,sabemos muito sobre ela. Conhecemos suas formas e transformações, sabemos como se conserva, embora mude de forma e, sobretudo, sabemos medi-la em função de seus efeitos.


Seja como for, todas as formas de energia podem ser resumidas em duas:  potencial e cinética e todas as transformações de energia são, essencialmente, transformações de energia cinética em potencial e vice-versa.


A energia potencial é a energia que está relacionada a um corpo em função da posição que ele ocupa e está intimimamente ligada a a força da gravidade.

A energia cinética é a energia que está relacionada com o movimento do corpo.

Vejamos estas figuras:


Quando se tem altura, tem a energia potencial e quando se tem o movimento ela se transforma em energia cinética...


Energia e Trabalho IDisponivel em <http://fisicadf.blogspot.com.br/2012/08/energia-e-trabalho-i.html#.UafwPdI3tSM> Acessado em 30.maio.2013

Nenhum comentário: